Hoje, 08 de junho, celebramos o 150º aniversário do nascimento do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, considerado por muitos um dos principais mestres da arquitetura do século XX.
Como introdutor do termo arquitetura orgânica, uma de suas obras mais representativas é, sem dúvida, a Casa das Cascatas. Este clássico da arquitetura tem sido um permanente ponto de referência na reflexão sobre o habitar, devido aos questionamentos que levanta sobre a relação entre o homem, arquitetura e a natureza.
A obra, construída entre 1935 e 1937, foi encomendado pelo comerciante Edgar J. Kaufmann e sua esposa como uma casa de fim de semana. Nela, Wright manifesta a intenção de inserir o projeto na paisagem como se fosse um elemento natural do entorno.
Volumes pairando sobre a água, fundações feitas com as rochas existentes no local, materiais naturais como madeira, tijolo e pedra, são apenas alguns dos recursos utilizados pelo arquiteto para alcançar uma maior integração do edifício com a floresta circundante.
As dramáticas mudanças do ambiente ao longo do ano mostram a busca de Wright por conseguir harmonizar seu projeto com a natureza, criando uma relação fluida entre os espaços internos e externos.
Atualmente, a Casa da Cascata é considerada um monumento nacional nos Estados Unidos e funciona como um museu aberto ao público.